Conheça as principais distribuições linux

30/03/2010 16:38

Quando o linux surgiu, ninguem sabia direito do que se tratava, agora muitos anos depois ele vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da tecnologia, e o que é melhor sugiram novas versões que são chamadas de distribuições. A tecnogyn já havia falado antes sobre o linux Ubuntu, e até divulgamos apostilas sobre este sistema operacional(e você pode baixa-las aqui no site).Agora estamos aqui para falar um poco sobre as distribuições mais utilizadas no Brasil.

Aqui no Brasil pouquíssimas tiveram seu reconhecimento, onde podemos citar 2 que realmente ficarão e estão na memória de quem acompanha o crescimento do Linux, que foram a Conectiva (hoje Mandriva) e o Kurumin, alem de outras versões internacionais como a ubuntu. Conheça neste artigo das distribuições linux.

Librix



Librix é a distribuição Linux nacional desenvolvida pela Itautec com os diferenciais fundamentais para a implementação segura do software em sua empresa. É o único sistema que oferece o conjunto de hardware e software e atende a todas as exigências de qualidade, manutenção, melhorias contínuas e suporte técnico. São os melhores e mais estáveis pacotes do mercado, selecionados, testados e homologados pela Itautec que disponibiliza um instalador com interface simples e um ambiente de configuração amigável. Com o sistema Librix, seu negócio terá a liberdade, confiabilidade e dinamismo do software livre com a qualidade, segurança e serviço de uma empresa com excelência em tecnologia. 

Site: https://www.itautec.com.br/ 

Litrix



Litrix Linux é um distribuição Linux em formato live CD que pode ser instalada também como sistema operacional Desktop em computadores x86. Com o Litrix é possível ter o melhor desempenho para seu desktop e a facilidade que você deseja. Baseado no sistema Gentoo você pode instalar uma grande base de aplicativos via internet, manter seu sistema atualizado. 

O Litrix pode ser levado para qualquer lugar e usado sem necessitar de instalação no disco rígido, os aplicativos que acompanham a distribuição permitem você executar as mais diversas tarefas como navegar na web com segurança e ler seus e-mail. 

Site: https://www.litrixlinux.org/ 

Mandriva



A Mandriva Conectiva é a operação brasileira da Mandriva, desenvolvedora e distribuidora do sistema operacional Mandriva Linux, resultado da fusão ocorrida em fevereiro de 2005 entre a Mandrakesoft, uma das principais distribuições Linux da Europa, com atuação mundial em mais de 120 países, e a Conectiva, pioneira na distribuição Linux e código aberto em português, espanhol e inglês para toda a América Latina. 

A Mandriva possui escritórios nos Estados Unidos, França e Brasil, tem mais de 8 milhões de usuários e uma carteira de 170 grandes clientes corporativos, além de contar com 130 funcionários. 

Site: https://www.conectiva.com.br/ 

Mothux



Mothux é uma distribuição Linux baseada no Kurumin Linux, e tem foco na facilidade de uso, e pode ser baixada gratuitamente. 

Site: https://www.mothux.xmb.com.br/ 

Muriqui



Iniciado com um propósito interno, o projeto Muriqui Linux tinha como principal objetivo atender às necessidades dos laboratórios de ensino dos campi Doctum, por isso seu principal foco é o ambiente educacional e a inclusão digital, áreas onde se concentram a grande parte dos projetos desenvolvidos pela DoctumTec. 

A nova versão do sistema operacional Muriqui Linux, a 1.4, teve seu completo desenvolvimento respaldado pela tarefa de suprir as expectativas de seus usuários e dar continuidade ao papel importante de agregar mais valor ao crescimento da tecnologia livre brasileira. 

Muriqui Linux 1.4 se destaca por ser ainda mais completo, seguro, funcional, além de integrar novidades e mais modernidade, oferecendo ao público um sistema que atenda aos seus anseios e expectativas, propiciando facilidades e tranqüilidade ao usuário. São mais de 70 aplicativos, reconhecimento automático de mídia removível. (disquetes, CDs, USB); supermount, o que facilita consideravelmente na montagem de dispositivos; sistema de ajuda completo e em português, através da Central de Ajuda Muriqui Linux; Aulas multimídia para lhe auxiliar no conhecimento da plataforma Linux e conteúdo didático específico para se aprofundar na usabilidade de aplicativos importantes e os mais usados no dia a dia, dentre tantas outras vantagens. 

Ao longo destes dois anos, o projeto Muriqui tem se consolidado em todo o País. A preocupação peculiar em atender satisfatoriamente ao usuário final rendeu elogios, comentários positivos e parcerias engrandecedoras para o projeto do Software Livre. 

Site: https://www.muriquilinux.com.br 

Poseidon



Poseidon Linux é uma distribuição Linux brasileira, desenvolvida para uso científico. Trata-se de uma distribuição Linux totalmente composta por Software Livre (SL), baseada no Kurumin Linux, e influenciada pelo Quantian Linux. O Poseidon é e sempre será livre e gratuito. 

Outro detalhe importante é que todos os programas podem funcionar a partir do CD ("bootável"), já que o Poseidon possui tecnologias que permitem isso, sendo possível utilizar todos os programas sem instalar absolutamente nada. Existe também a opção (recomendável) de instalar no computador se o usuário assim desejar. Na instalação, podem ser criadas várias partições no disco rígido do computador e instalar o Poseidon Linux em uma delas, separado do(s) outro(s) sistema(s) operacional/ais que o usuário tenha ou queira ter no seu computador. Um administrador de arrancada (boot manager) permitirá escolher em qual sistema o usuário deseja trabalhar em cada seção. 

Site: https://poseidon.furg.br/ 

ProLinux

Versátil, completo, moderno e fácil, este é o seu sistema operacional ProLinux, desenvolvido pela equipe especializada da Flux Softwares. São mais de 100 aplicativos, milhares de ferramentas e funcionalidades que tornam a distribuição uma das mais completas da plataforma Linux. 

Dentre seus inúmeros diferenciais, destaque para a estabilidade do sistema baseado no Debian Etch 4.0; aplicativos selecionados e devidamente testados e traduzidos; suporte ao usuário garantido, através da Central de Suporte Flux Softwares, seu contato direto com os desenvolvedores da distribuição; conjunto completo de aulas multimídia, o seu curso de usabilidade ProLinux de forma interativa e prazerosa. 

O sistema ProLinux foi desenvolvido tendo como objetivo atender as necessidades do usuário final, tanto doméstico quanto corporativo. Experimente você também todos os benefícios do ProLinux! 

Site: https://www.fluxsoftwares.com/2007/index2.php?op=produtos 

Resulinux



Resulinux tem o maior desempenho do mundo em ambiente KDE, ele foi projetado com o exclusivo balanceador de prioridades Texas Flood. 

O Texas Flood é capaz de aproveitar de forma mais eficiente seus componentes de hardware, priorizando as tarefas da interface em relação as demais. 

O Texas Flood permite que o KDE tenha alto-desempenho, sem abrir mão de nenhum recurso. Pronto para os iniciantes, poderoso para os avançados: 

O Resulinux inclui ferramentas fáceis de usar, projetadas especialmente para os iniciantes, como clientes de msn, navegadores web, ferramentas de escritório e suporte a MP3, MPEG, DIVX e DVDS. 

Ele também foi preparado para os usuários avançados, que com um simples toque na tecla F12, podem ter acesso a um terminal poderoso e prático que permite administrar todos os recursos do sistema. 

Site: https://linuxhard.org/?page_id=3 

Satux



Satux Linux é uma distribuição 100% brasileira baseada no sistema operacional Linux. Foi e é desenvolvido primariamente pelo Instituto de Tecnologia JRSC (iTJRSC), instituição de pesquisa e desenvolvimento com sedes em Manaus e São Paulo. 

O Satux Linux tem como filosofia a praticidade no uso, intensificando a experiência do usuário em interface e usabilidade, aproximando-se (ou até mesmo superando) da simplicidade de uso dos sistemas operacionais Microsoft Windows. 

O Satux Linux pode ser baixado pela Internet, através do site https://www.satux.org.br/, e, ainda, pode ser adquirido na compra de computadores CCE Info, Bluesky, Nextera e Acteon Digital. 

Site: https://www.satux.org.br/ 

Tupiserver



Desenvolvido por André P. Ribas, o TupiServer é uma distribuição Linux voltada para servidores, preparado apenas com programas e manuais necessários em um servidor, além das facilidades de instalação e configurações dos principais serviços necessários para sua rede. Baseada nos pacotes Debian/Sarge e scripts do Knoppix e Debian, ele mantém o mesmo sistema de detecção de hardware e atualização de pacotes (Apt-get). 

Site: https://www.tupiserver.com.br/ 

Tutoo

O Tutoo-Linux é uma distribuição brasileira do Linux baseada no Gentoo e em desenvolvimento pelo Laboratório de Administração de Sistemas e Segurança do Instituto de Computação (LAS-IC) da Unicamp. O projeto do Tutoo se dá através de uma parceria entre o LAS-IC e a Itautec, fabricante brasileira de hardware, que patrocina o projeto e distribui o sistema com o nome de Librix, na maior parte das vezes pré-instalado em seus modelos "low-end", destinados a usuários que não necessitam de máquinas muito potentes e modelos incluídos no programa do governo federal, Computador para Todos. O Librix recebe apenas mudanças de ícones e papéis de parede personalizados da Itautec. 

Apesar disso a intenção da equipe de desenvolvedores é a de facilitar usuários menos experientes a realizar uma instalação segura e funcional e, ao mesmo tempo, ser flexível o suficiente para que usuários mais experientes não se sintam limitados. 


Big Linux




Big Linux é uma solução completa em informática com foco principal no uso em Desktops, unindo praticidade, segurança, estabilidade e beleza. 

Com a versão 3.0 foi atingido um novo patamar em qualidade e usabilidade, tornando muito simples o uso do sistema por pessoas que nunca utilizaram um sistema Linux ou mesmo que estão iniciando o contato com computadores. 

Site: https://www.biglinux.com.br/html/ 

Dizinha



Dizinha Linux é uma das primeiras distribuições Linux baseadas no Kurumin Linux. Criada por "Lame_Duck", esta distribuição tem como atrativo a possibilidade de rodar em máquinas antigas, com processadores como Pentium 100 e até 16 MB de RAM. Possui gerenciadores de janelas simples, e aplicativos leves para os usuários que possuem PCs sem muito poder de processamento. Utilizando ferramentas do próprio Debian, a Dizinha Linux é de tão fácil utilização quanto outras distribuições baseadas em Debian. 

Site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dizinha_Linux 

DreamLinux



DreamLinux é um moderno sistema Linux que pode ser executado diretamente a partir do CD e opcionalmente ser facilmente instalado no seu HD. 

DreamLinux vem com uma seleção dos melhores aplicativos desenhados para satisfazer grande parte das suas necessidades diárias. 

DreamLinux é baseado no Debian e Morphix, o que significa que leva vantagens das suas melhores características e acrescenta suas próprias ferramentas de desenvolvimento. 

Sendo um sistema modular DreamLinux permite-lhe adicionar novos módulos compreendendo suas aplicações preferenciais e construir uma nova Distro que atendam às suas necessidades, através de sua revolucionária ferramenta MKDistro. 

Site: https://www.dreamlinux.com.br 

Dual O/S



Dual O/S é um sistema operacional completo e amigável. Feito para ser instalado em equipamentos novos, ou antigos que necessitem de atualização ou estejam sem licença de sistema operacional. Em caso de dúvida basta acionar o suporte técnico, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, por e-mail, MSN ou telefone e resolver na hora a sua dúvida. O Dual O/S é acompanhado ainda da Dual Training Alive (DTA), ferramenta que permite visualizar e executar de forma simples e tutoriada qualquer passo necessário para o uso do sistema e de suas aplicações. Além disso, todos os softwares são atualizados automaticamente por 12 meses, garantindo a segurança e o melhor funcionamento do seu PC. 

Site: https://www.dual-softwares.com/dual_os.htm 

Ekaaty



O projeto Ekaaty é um sistema operacional livre, seguro e amigável baseado no Linux. O Projeto Ekaaty enfoca o uso em desktops, provendo uma versão mais leve do sistema, que consome menos espaço em disco e menos recursos da máquina. 

Ele é lançado sob a GPL, ou "General Public License", que o classifica sob a categoria de Software de Código Aberto (OSS), melhor conhecido como Software Livre. Dessa maneira os usuários podem ter liberdade de modificar e redistribuir o software com seu código-fonte e uma cópia da licença, possibilitando a uma comunidade internacional de desenvolvedores a oportunidade de melhorar e inovar o sistema operacional. 

O Ekaaty é um atrativo para estudantes, pequenas empresas e entusiastas de Linux. Ele vem com o KDE, a mais completa e estável plataforma desktop para Unix, com o Projeto BrOffice.Org, que é uma das mais completas suítes multiplataforma para escritório e que suporta os formatos do Microsoft Office e o OpenDocument e com a suíte groupware Kontact, que apresenta assistentes para filtros antivírus e anti-spam.. 

Site: https://www.ekaaty.com.br/wiki/ 

Famelix



Famelix GNU/Linux é uma distribuição criada com a finalidade de oferecer um ambiente similar ao Windows XP ("Linux com cara de XP"), de tal maneira que facilite a migração de usuários do sistema operacional proprietário a um sistema livre, e que se possa aproveitar os conhecimentos já adquiridos pelos usuários. 

As versões até a 2.0 utilizam elementos presentes em outras distribuições como Debian, Knoppix e Kurumin. 

Já a versão 2.1, utiliza em seu todo apenas a base do Sistema Operacional Debian GNU/Linux. Uma novidade implementada pelo GDU, com sistemas de pacotes do Famelix, onde será possível atualizar sua distribuição sem a necessidade de reinstalar todo o sistema a cada lançamento de novas versões. 

Site: https://www.famelix.com.br/ 

Fenix



Sistema baseado na plataforma debian testing com interface KDE 3.5.5, Amsn 0.96, Beryl AIXGL, OpenOffice 2.1, Firefox, Thunderbird, + 26 softwares do projeto computador para todos do Governo Federal. 

O novo FeniX é o que podemos chamar de Revolucionário, pois com seu sistema inteligente de detecção de hardware, ao detectar aceleração em placas de vídeo (mesmo onboard) o Beryl AIXGL é ativado automaticamente, transformando seu sistema numa máquina em 3D com telas que ao fecharem pegão fogo e muito mais. 

Somos hoje o único Linux no mundo que suporta a utilização de controles remoto para placa de TV do modelo MSI TV@nywhere Plus, e também o Linux que possui a maior quantidade de hardwares homologados do planeta, incluindo as impressoras Canon IP 1200 e 1300. 

Site: https://www.sistemafenix.com.br/ 

Bookmark and Share
Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.